quarta-feira, 23 de junho de 2010

Matrizes teoricas liberal e marxista, quais vantagens e desvantagens?

Analisando com acuidade, o texto em discussão, os autores informam que o Estado de Matriz Liberal surgiu sob a influência das idéias liberais em voga no século XIX, na Europa Ocidental, também conhecido como Estado mínimo. Por liberal, entende-se a sociedade, onde todos os indivíduos são livres e independentes, não sendo submetido a nenhuma outra pessoa, pois nessa sociedade todos são iguais perante a lei. No início do século XX, antes do declínio do Estado liberal no ocidente surge o primeiro Estado socialista, a Rússia. Esse Estado tem por princípio o controle total da vida social, política e economia. O Estado socialista, por suas características, contrasta com o Estado liberal, enquanto esse deixa a cargo do Mercado toda e qualquer atividade, aquele encarrega o Estado de regulação do Mercado.
Para concluir e seguindo os autores, o Estado de Matriz Liberal tem como vantagem entre outras a distribuição de justiça, a manutenção da lei e da ordem para que os indivíduos possam se dedicar aos seus interesses privados e suas atividades no Mercado. Como desvantagem temos a fragmentação sociedade em “classes superiores e classes inferiores”, isto é, o aumento da disparidade entre pobres e ricos. No Estado de Matriz Socialista o controle do processo produtivo é todo ele Estatal. Não há espaço para competição de iniciativa privada, pois o partido comunista ou socialista é único representante dos interesses do Estado, portanto, a sociedade.

Um comentário:

  1. Quero parabeniza-lo nobre colega,digo colega pois também estou cursando especialização em gestão publica pela EAD,e que estou gostando muito do curso,pois so assim podemos conhecer mais em uma linha de pensamento a realidade de nossos administradores,parabéns pelo comentario a cerça das Matrizes.Zé Pedro

    ResponderExcluir