segunda-feira, 7 de junho de 2010

Forum do Texto As Teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento

De acordo com o texto de Ana Maria Mielniczuk de Moura “As teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento”, as teorias da Aprendizagem dividem-se em três grandes correntes: empirismo, apriorismo e construtivismo. O autor postula que a corrente empirista é “a única fonte de conhecimento humano é a experiência adquirida em função do meio físico mediada pelos sentidos”. Para a autora, citando Popper, tudo que adquirimos é feita através do intelecto. Já a epistemologia aprioristica “se opõe ao empirismo por considerar que o indivíduo, já traz consigo ao nascer, as condições do conhecimento e da aprendizagem e que essas condições podem ser inatas ou adquiridas progressivamente pelo processo de maturação”. Com relação ao construtivismo, o autor afirma que essa corrente “compreende a origem do conhecimento na interação do sujeito com o objeto”, e Piaget afirma que “o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto”.

A autora conclui sua exposição afirmando que o mais importante no processo ensino-aprendizagem é o domínio do professor com relação ao conhecimento não apenas das teorias da aprendizagem, mas também os recursos que podem ser aplicados com as várias mitologias de ensino. “Entre esses recursos, destaca-se a Internet, que pode auxiliar o professor na execução do seu trabalho, para a construção do conhecimento”. A autora ainda destaca que, “para se obter resultados positivos nesse processo, o uso das novas tecnologias da informação e comunicação contribui para a realização de um trabalho não apenas cooperativo, mas colaborativo e interativo, inclusive na educação à distância, onde estas ferramentas são indispensáveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário