O artigo intitulado “Fundamentos pedagógicos para modelagemde Ambiente Virtuais de Aprendizagem – AVA: requisitos necessários para EaD de qualidade”, o autor, Arnaldo Oliveira Souza Júnior, estabelece uma análise sobre as ferramentas e ambientes dos quais são dotadas as Tecnologias de Informações e Comunicação (TICs) e que são usadas como metodologias nos Curso de Educação à Distância (EaD). O autor também destaca que o uso dessas ferramentas está relacionado, sobretudo em duas perspectivas pedagógicas principais:
a) perspectiva instrucionistas – aquela onde se dá uma baixa interatividade entre os elementos envolvidos no processo educacional. Essa perspectiva tem como base as metodologias, ditas apriorísticas e empíricas;
b) concepção sócio-interativa – que se baseia na interação de várias ferramentas e tem um alto grau de interação entre os elementos envolvidos no processo educacional.
Júnior ainda destaca que, os cursos que se baseiam nessas abordagens metodológicas, deram à EaD o mesmo caráter os cursos presenciais e que esse modelo não serve para humanos críticos, reflexivos e autônomos, pois não lhes dá uma formação de Comunidade de Aprendizagem.
O autor, por fim, destaca a concepção sócio-interativa como a abordagem que mais se adequa à EaD, porque há interação entre o objeto e o sujeito. Informa também que nem o objeto e nem o sujeito tem o conhecimento, mas há interação entre eles.
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