terça-feira, 13 de julho de 2010

Nepotismo

Segundo o Aurélio, nepotismo vem de nepote + ismo, isto é, “a autoridade que os sobrinhos e outros parentes do papa exerciam na administração eclesiástica”. Por extensão, favoritismo, patronato, familismo, patriarcalismo etc.
Na administração pública brasileira, nas três esferas, ou seja, municipal, estadual ou federal, o gestor público, por ma fé, confunde o que é público e o que é privado. Mas é preciso ressaltar que isso somente ocorre em benefício próprio, quando ele usufrui vantagens pecuniárias.
Nós, a sociedade, entendemos por bens públicos, aquilo que é coletivo e está convencionado em bases sociais e estabelecido por lei, portanto tudo aquilo que é público vai para a coletividade com base na competência e/ou merecimento. Entretanto, é o povo ou coletividade que estabelece esse contrato e define o que deve ser público e o que deve ser privado.
No que diz respeito, especificamente a caso do ex-Deputado Severino Cavalcanti, talvez esse caso tenha tido tanto destaque, pelo fato de ele está em evidência, foi um dos casos mais rumorosos, pois o ex-Deputado Severino ocupava na época a presidência da Câmara dos Deputados, um cargo de grande destaque no cenário político nacional. Entretanto, sabe-se que na pequena João Alfredo, cidade do sertão nordestino, ex-Parlamentar é um “soberano absoluto” é seu feudo essa pequena cidade, e aí, ele dá as cartas. No sertão nordestino o nepotismo é prática comum, não apenas nessa região do pais, pois vemos esse fato, todos os dias no âmbito do Congresso Nacional, apesar da legislação vigente condena-la. A prática do nepotismo é talvez mais comum do que a imprensa noticia. Talvez essa prática ocorra em função da pobreza e da ignorância das populações que acreditam que o Estado deva provê-las, inclusive nas suas necessidades materiais.
A meu ver, o nepotismo é uma prática nefasta que deve ser combatida sem trégua, pois ele confirma o atraso e a desonestidade de nossos gestores públicos e somente nós, a sociedade, podemos com a nossa vigilância, resgatar nossa dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário