terça-feira, 20 de julho de 2010

Quais foram as principais mudanças estruturais ocorridas no Estado brasileiro desde a proclamação da Republica ate o fim do Regime Militar? Justifique

No fim do século XIX, o Brasil experimenta uma grande virada histórica. Cai a monarquia constitucional e parlamentarista e instala-se no seu lugar um novo regime, a República federativa presidencialista. Entretanto, o novo regime já nasce com uma série de qualidades que não caracterizava uma verdadeira mudança. No lugar do antigo regime foi instalado um modelo que os cientistas políticos o denominaram de liberal e oligárquico. Esse novo regime político ficou conhecido como República Velha, um regime marcado pela presença de um movimento político-social chamado “coronelismo”, movimento este baseado na figura do “coronel” personagem carismática que organizava a vida política local e que tinha contato diretamente com a população. Quanto à economia foi um período marcado por uma grande expansão industrial e de modernização que durou até o início da primeira guerra mundial.
Depois da crise de 1929, iniciou um período que caracterizou o fim da República Velha e principiou a Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas tomou o poder e instalou a ditadura (Estado Novo) no Brasil, a chamada era Vargas que se caracterizou com a centralização de poder nas mãos de Getúlio Vargas. Nesse período surgiram as bases para a modernização econômica no Brasil.
A era desenvolvimentista de Juscelino Kubischek foi caracterizada pelo grande surto industrial e um forte crescimento econômico. Os governos seguintes comandados por Jânio e João Goulart foram responsáveis pelo o esfacelamento da organização estabelecida nos governos anteriores e teve como conseqüência o golpe militar de 1964.
Já no final do governo Figueiredo, teve inicio a reorganização partidária e o começo da transição para o Estado Democrático de Direito que se caracterizou com a promulgação da nova Constituição de 1988.

3 comentários: